Série Evolução das Métricas de Gestão da Carteira Banking: Descrevendo a Métrica PR/RWA IRRBB, por Aníbal Codina

Nesta última publicação da nossa série, abordaremos a métrica PR/RWA IRRBB e explicaremos o RAROC, mencionado na primeira publicação. Estas métricas são cruciais para a gestão de risco em relação à rentabilidade.

 

RAROC: Return on Risk-Adjusted Capital

 

O RAROC, ou Retorno Ajustado ao Risco sobre o Capital, é uma medida de desempenho de operações financeiras em relação ao capital econômico necessário para cobrir os riscos incorridos. O capital econômico é definido internamente pela instituição como o capital requerido proporcional ao risco assumido.

 

  • RAROC = Resultado Gerado / Capital Econômico Alocado

 

Essa métrica começou a ser utilizada nos anos 70, antes das recomendações do Comitê de Basileia sobre boas práticas e cálculo padronizado de capital mínimo para cobertura de riscos. Uma evolução dessa métrica substitui o Capital Econômico pelo Capital Regulatório (ou Patrimônio de Referência, PR). Alternativamente, o RoRWA (Retorno em Relação ao RWA, Ativos Ponderados pelo Risco) é definido pelo fator F igual a 0,08, representando o índice de capital mínimo recomendado pelo Comitê de Basileia e adotado pelo Conselho Monetário Nacional e Banco Central do Brasil, para bancos dos segmentos S1 a S4 da Resolução CMN 4553.

 

Patrimônio de Referência (PR)

 

O Patrimônio de Referência (PR) é fundamental para a definição de limites de alavancagem, sendo o volume máximo de RWAs em relação ao PR de 12,5, ou seja, um índice mínimo de 8%. O PR se divide em Nível 1 e Nível 2:

 

  • Nível 1: Composto pelo Capital Principal (essencialmente pelo capital social e resultados acumulados) e Capital Complementar (instrumentos perpétuos híbridos de capital e dívida).
  • Nível 2: Composto por instrumentos de dívida subordinada, emitidos com prazos acima de cinco anos.

 

Além do índice de Basileia, há limites regulatórios para o Índice de Capital Principal e o Capital Nível 1, com valores mínimos de 8%, 4,5% e 6%, respectivamente.

 

RWA IRRBB: Ativos Ponderados pelo Risco

 

O RWA IRRBB refere-se aos Ativos Ponderados pelo Risco decorrentes exclusivamente das exposições ao IRRBB. É uma métrica de Pilar 2, definida por modelos internos da instituição seguindo normas regulatórias. As normas requerem a utilização das métricas deltaEVE e deltaNII. Instituições do segmento S1 também devem considerar Ganhos e Perdas Embutidos (EGL) e o spread de crédito (CSRBB).

 

A norma não especifica como considerar deltaEVE e deltaNII, mas uma alternativa bem aceita é utilizar o maior valor entre os dois. Outra metodologia, mencionada como exemplo de boas práticas por supervisores, adiciona o resultado da multiplicação do deltaEVE pela probabilidade de default (PD) da instituição e o complemento (1 – PD) pelo deltaNII:

 

  • Capital Requerido para IRRBB = PD × deltaEVE + (1−PD) × deltaNII

 

Para transformar a necessidade de capital em RWA, deve-se dividir pelo fator F = 0,08:

 

  • RWA x 0,08 = PR mínimo requerido

 

Vale destacar também que, apesar de o requerimento de capital para cobertura do IRRBB ser do tipo Pilar 2 (modelo interno), também existe um procedimento regulatório padronizado (Pilar 1) de reporte obrigatório. Valores de RWA IRRBB reportados pela instituição muito menores que os do cálculo padronizado, certamente requererão uma explicação clara e documentada. Nesse sentido, a Circular BCB 3876 define como exposição potencialmente elevada ao IRRBB aquela em que o deltaEVE excede 15% do Nível I do PR.

 

Utilidade da Métrica PR/RWA IRRBB

 

A métrica PR/RWA IRRBB pode ser utilizada como um limite prudencial de exposição máxima, ao invés de definir um valor absoluto fixo, e usa uma medida de alavancagem em relação ao capital da instituição, continuamente atualizado.

 

Comentários Finais

 

Esta foi a última publicação desta série. Esperamos que as informações tenham sido úteis para uma melhor compreensão das métricas de risco e capital. Em breve, publicaremos mais artigos de interesse. Até a próxima!

 

Clique aqui para saber mais sobre nossas soluções voltadas à Gestão de Risco de Mercado!